Uruguai 2018


Este ano programamos uma viagem mais curta, aproveitando o feriado de 12 de outubro. Decidimos visitar o Uruguai passando pelas Serras Catarinenses e um pouco das Gaúchas.












1º DIA São Paulo- Laguna – 840 km

A idéia inicial do trajeto era sair em direção a Apiaí e passar pelo Rastro da Serpente no caminho para Curitiba dormindo em Joinville. Porém saímos com chuva e decidimos ir pela Régis Bittencourt mesmo, pois não aproveitaríamos o  trajeto planejado como ele merecia.
Pegamos muito transito na saída de São Paulo pois era feriado, mas sem muitos problemas pois a Serra do Cafezal já está toda duplicada, o que deixa tudo mais simples. Após Curitiba pegamos um transito denso na descida da Serra. Passamos por Joinville muito cedo, perto das 14 horas e decidimos prosseguir o máximo possível, chegamos no início da noite em Laguna. Ficamos hospedados no Hotel Lagoa. A programação era sair cedo para subir a Serra do Rio do Rastro.


Saída de São Paulo


Hotel Lagoa em Laguna



2ºDIA Laguna -  Bento Gonçalves – 520 km

Saímos cedo para subir a Serra do Rio do Rastro. O tempo estava fechado. Na Serra muita neblina e garoa, difícil saber para que lado era a curva , mas foi uma boa experiência.  Pena que chegando lá em cima não havia vista alguma para apreciar. Tomamos um café, tiramos algumas fotos e seguimos em direção a Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Este trecho é muito charmoso, com belas paisagens. Seguimos até Lages para descer pela BR 116 em direção a Caxias do Sul. Depois de Vacaria vale a pena desviar pela RS 122, tem poucos caminhões e a vista vale a pena, além de diminuir a distância até Bento Gonçalves, dica do frentista do posto que paramos depois de Lages.
Chegamos em Bento Gonçalves no meio da tarde, difícil encontrar Hotel por estarmos no meio do feriadão. Achamos vagas na Pousada Villa Dei Fiori e jantamos na Casa Di Paolo para saborear um delicioso Galeto tomando vinhos da região.




Casa Di Paolo - Bento Gonçalves

Casa Di Paolo - Bento Gonçalves
Vista do Pousada Villa Dei Fiori - Bento Gonçalves



3º e 4º DIA Bento Gonçalves- Punta Del Este – 860 km

A idéia hoje era descer o máximo possível em direção ao Uruguai e se tudo correr bem chegar a Punta Del Este. Saímos em direção a Porto Alegre e depois Pelotas. A BR 116 está sendo duplicada, mas infelizmente parece que a obra está totalmente parada. Daí segue-se em direção ao Rio Grande, depois passando pela reserva do Taim até o Chui para atravessar a fronteira.
A imigração foi rápida e seguimos para Punta Del Este. Reservamos o Hotel Camelot, chegando no início da noite. Jantamos obviamente uma bela carne no Restaurante El Palenque, bem recomendado.
Passamos o dia em Punta e fizemos um City Tour de moto, passando pelo Museu Casapueblo, ex residência do poeta Carlos Páez Vilaró em Punta Ballena. Passamos pela Escultura Los Dedos e almoçamos próximo a marina.
No final do dia fomos apreciar o por do sol saboreando algumas cervejas na costa.
Dia seguinte partiríamos para Montevideo.

























5 º e 6º DIA Montevideo.
Acordamos com calma pois Montevideo fica só a 130 km de Punta por uma estrada de pista dupla, bem tranquilo. Reservamos o Hotel Esplendor by Wyndham em Punta Carretas, bem agradável e bem localizado, com algumas amenidades como um Spa que já estávamos merecendo após mais de 2000 km de estrada. Fomos almoçar no Mercado del Puerto, com vários restaurantes com Parrilla e outras iguarias Uruguaias. Um pouco difícil para estacionar as motos. Almoçamos no El Palenque e depois fizemos um passeio pela Cidade Velha. A noite jantamos no restaurante Baco em Punta Carretas, frequetado por locais, boa comida e bom vinho. No dia seguinte reservamos uma visita a Vinícola Pizzorno para um almoço com degustação.  Dia seguinte partiríamos para Colonia Del Sacramento










7º Dia Colonia Del Sacramento

Partimos para Colonia Del Sacramento, cerca de 180 km.  Reservamos a Posada El Viejo Consulado, próximo ao centro, para podermos fazer tudo caminhando. A cidade foi fundada pelos Portugueses no século XVII. O centro velho é pequeno, fácil de caminhar ou pedalar, a pousada disponibilizava uma bicicleta.  Também tem a opção de aluguel de carrinhos elétricos paras os passeios.
Passamos o dia por la, almoçamos no Gastrobar Gitana, na margem do Rio da Prata.






























8º,9º e 10º Dia – Volta para Casa - 2.100 km

Iniciamos o retorno para casa. Decidimos entrar no Brasil por Santana do Livramento. Saindo de Colonia pela Ruta 1 em direção a Rosário onde pegamos a Ruta 2 com alguns trechos de recapeamento até Cordona onde pegamos a 57 até a Ruta 5 que sobe até Rivera, cidade que faz fronteira com Santana do Livremento. Tem um Free Shop muito bom. Subimos pelo Rio Grande do Sul pelos Pampas Gauchos, belíssimas paisagens pela BR 158, bem conservadas e pouco trafego . Dormimos em Santa Maria no Hotel Dom Rafael Premium. Dia seguinte partimos  em direção a Curitiba, acabamos dormindo em Mafra, última cidade de Santa Catarina a 100 km de Curitiba. Dia seguinte partimos direto para São Paulo, cerca de 650 km. 
Total da viagem 4.700 km. Ano que vem tem mais...