Bento Gonçalves



Passamos o dia em Bento Gonçalves.

Fizemos contato com uma guia independente local, a Ivete (54-91282839), muito educada e prestativa, mas principalmente apaixonada pela região. Fechamos o dia todo para passeios e degustações nos vinhedos.
Pela manhã fomos a região de Vinho de Montanha, na cidade de Pinto Bandeira, recém emancipada de Bento Gonçalves. O trajeto é fascinante, com vista para vários vinhedos entre os vales e as montanhas.
Visitamos a vinícola Don Giovanni (www.dongiovanni.com.br). Uma propriedade da década de 30, que produz ótimos espumantes que podem ser degustados após a visita.
Na sequencia, fomos ao Caminhos de Pedra, outra rota de produtores da região, com algumas propriedades do século 19, época da colonização italiana. Visitamos a vinícola Salvati & Sirena (www.salvatisirena.com.br), uma construção em forma octagonal, que produz vinhos com algumas cepas raras no Brasil, como a Barbera, Perverella e Goethe, que foram resgatadas pelo produtor Salvati, um entusiasta da viticultura.
Seguimos em direção ao Vale do Rio das Antas, para almoçarmos no premiado restaurante Pignattela (54-3458-1099), que por um preço único, come-se uma seqüência de comida tirolesa. Basta sentar a aguardar as ótimas surpresas. Para variar um pouco as degustações , fomos visitar a Casa Bucco (www.casabucco.com.br), um produtor de cachaças finas, com vários premios no Brasil e Europa. Uma surpresa em se tratando de uma região famosa por suas vinícolas.
Para encerrar o dia de visitações, fomos ao Vale dos Vinhedos, a região com cerca de 30 vinícolas. Visitamos umas das maiores, a Miolo (www.miolo.com.br), com ótimas instalações, principalmente a cantina no sub-solo. Vale a pena conhecer, as pequenas vinícolas da região também.


Vinhos de Montanha







Caminhos de Pedra
Caminhos de Pedra
Caminhos de Pedra

Vale dos Vinhedos

Vinicola Miolo



Produção de Espumantes

Vinicola Miolo



Nenhum comentário:

Postar um comentário