Ushuaia 2020

A primeira etapa da viagem foi de São Paulo a Bariloche.  Fizemos em 4 dias.

São Paulo – Bariloche (3900 km)

1º Dia : São Paulo - Puerto Iguazu – 1070 km

Seguindo pela Castelo até o final, Raposo Tavares até Assis. Depois para Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Saindo da Castelo, moto já paga pedágio e caro. As estradas estão boas.  Alternando muito calor e chuva no trajeto, no começo estava gostoso tomar uma chuvinha para refrescar sem colocar a roupa impermeável, mas avaliamos mal umas nuvens e veio a chuva forte que nos encharcou, chegamos bem molhados. Fizemos os tramites da aduana e fomos dormir no Hotel El Libertador.

Saída de São Paulo

Chuva chegando

2º Dia: Puerto Iguazu-Concórdia – 870 km

RN 12 até próximo a Posadas, depois pela RN 14. Trajeto tranquilo, longas retas. Enfrentamos uma tormenta brava no caminho, desta vez com a roupa de chuva, mas que não foi o suficiente para tanto vento e água.  Ficamos no Hotel Hathor, muito bom,  fica na RN14, fácil para seguir viagem.

Entrando na Tormenta - Ruta 14

Hotel Hathor - Concórdia

3º Dia: Concórdia-Santa Rosa – 940 km

Continua pela RN 14, um pedaço da RN12 e  depois a RN 5 até lá. O começo é mais movimentado, passando próximo a região de Buenos Aires, depois fica mais tranquilo, sem grandes problemas de abastecimento. Santa Rosa é a capital de La Pampa, boa carne. Ficamos no Hotel Cuprum.

Caminho para Santa Rosa

Hotel Cuprum- Santa Rosa

Santa Rosa - La Pampa

4º Dia: Santa Rosa – Bariloche – 980 km

Vai pela 35, 152 até Neuquém e depois a 237 até Bariloche. Passa por regiões de deserto, muito quente, também sem problemas com gasolina,  mas não deixe de abastecer nos postos que aparecerem, pois as distancias entre eles são grandes. Ficamos no Hotel Aconcágua, bem no centro.

Indo para Bariloche

Cruce Del Deserto

5º Dia: Bariloche

A cidade estava bem cheia.
Fizemos um passei de barco para deixar a moto descansando. Tem várias opções. Escolhemos o para Ilha Victória pela Turisur. Cerca de US$ 40,00.  Bom para relaxar e tirar belas fotos.

Bariloche

6º Dia: Bariloche – Comodoro Rivadavia – 840 km

A programação inicial era irmos pela RN40 até Perito Moreno e depois El Calafate, mas as notícias que chegavam da condição dos 70 km de rípio da região de Governador Gregoris não eram animadoras. Disseram que choveu forte por lá e danificou bem algumas segmentos, com vários relatos de quedas e outros que não conseguiram passar. Optamos por dar a volta e seguir para o Ushuaia primeiro.
Trajeto bem legal, desce pela RN 40 até a região da Las Pulgas e depois pela RN 26 em direção a Sarmiento e Comodoro Rivadávia.
Lindas paisagens. Já começamos a sentir o famoso vento da Patagônia na segunda metade da viagem, o que nos acompanhou até o Ushuaia. Ficamos no Hotel Austral Express.

7º Dia: Comodoro Rivadávia – Rio Gallegos – 780 KM

MUITO VENTO!! Considerações.

Este trecho já é pela RN 3, alternando partes margeando o Atlântico e outras por dentro. O vento estava muito forte neste dia, fato confirmado pelas frentistas dos postos que paramos.
Aos poucos você vai aprendendo a lidar com ele, mas no começo assusta. Normalmente ele sopra do sudoeste, contra quem está descendo para o Ushuaia. É contínuo, mas tem algumas rajadas intermitentes. A moto  inclina como se estivesse numa curva e as vezes tem que fazer o contra esterço para manter a reta. Mantivemos uma velocidade superior a 120 km/l, menos que isso a moto apanha muito do vento. Outra dica é tentar manter o corpo solto, assim as rajadas que o corpo fica recebendo o tempo todo não é transferido diretamente para o guidão.
Obviamente a direção do vento varia nas curvas e quando passamos por paredões que canaliza o vento ele vem de todos os lados, fique atento para não se surpreender.
Uma coisa que me ajudou foi colocar a tela da bússola do GPS para  poder antecipar de que lado ele virá no final de uma curva ou quando saímos da proteção de um morro por exemplo e posicionar melhor a moto. Numa reta longa da para sentir de que lado ele esta assoprando e “calibrar” a bússola.
Outra dica menos politicamente correta é não ser a primeira moto do grupo, assim de trás você vai observando onde a moto da frente está apanhando e se antecipa....rsrs
As ultrapassagens merecem muita atenção. Quando o vento vem pela direita dá mais trabalho. Primeiro que chegando perto do caminhão o turbilhão é forte, assim que inicia a ultrapassagem, o vento diminui, como a moto vinha inclinada para direita a tendência é ela ir em direção ao caminhão, como se ele estivesse te sugando, e assim que termina a ultrapassagem, o vento volta forte e te lança para o acostamento oposto. A dica é diminuir a inclinação da moto logo que entra na proteção do caminhão e aumenta-la assim como a aceleração no final da ultrapassagem, cortando o vento. Quando o vento vem da esquerda é mais tranquilo, mas o turbilhão é forte também.
Outro cuidado neste trajeto e até o Ushuaia é a presença de Guanacos pastando nas margens da Ruta, muitas vezes em bando e atravessando a pista. Como eles tem a mesma cor da vegetação e do solo da região, só se percebe a presença deles quando está perto. Tem que ficar atento.
As dicas servem para nos prevenir, li várias antes de viajar, mas só sentindo e estando lá para entender e saber como se portar.
Não há problema de abastecimento neste trajeto, mas se o vento estiver forte o consumo aumenta muito,  fizemos cerca de 10 km/l nesta parte.
Tem um site que dá as previsões de vento: www.windguru.cz
Chegamos em Rio Gallegos e nos hospedamos no Hotel Patagonia, ótimo!

8º Dia Rio Gallegos – Ushuaia  580 km

Passagem pelo Estreito de Magalhães

Saímos de Rio Gallegos logo cedo, ainda com muito vento, mas agora mais experientes com o seu comportamento, com alguns partes com vento a favor, o que facilita muito. Até a fronteira com a Chile são cerca de 80 km, após toda a burocracia da fronteira são mais 40 km até a balsa para a travessia do Estreito de Magalhães para a Terra do Fogo.
A balsa tem uma boa frequência, a cada 30 minutos, começa as 6h e vai até uma da manhã, mas pode parar no mal tempo ou muito vento, o que não é raro por lá. Cada moto custa certa de US$ 10,00 e paga-se dentro da balsa. As motos podem ir direto para a frente da fila e esperar, pois quem determina a entrada na balsa é o funcionário local, as motos tem que ficar no meio por segurança. Se o  tempo estiver muito agitado eles pedem para que fiquemos ao lado da moto.
Até o Ushuaia são mais 450 km pela Terra do Fogo,  sendo que tem uma nova aduana para voltar para a Argentina. Depois tem alguns quilômetros de rípio sem grandes dificuldades. O vento  sopra o tempo todo mas as paisagens compensam,  principalmente no final quando inicia a região montanhosa. Bom parar nos mirantes.
Chegamos no Ushuaia  e nos hospedamos no Hotel Del Glaciar, ótimo, com vista para o Canal de Beagle ou para o Glaciar Martial. Jantamos no restaurante Chez Manu, em frente ao Hotel, muito bom.

9ºe 10º Dia: Ushuaia.

No primeiro dia fomos de moto visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego, a cerca de 12 km do centro, é lá que termina a RN 3 representando o final do mundo. Você pode circular por todo o parque com a moto, visitar Bahia Lapataia, a Ensenada Zaratiegui e não pode deixar de carimbar o passaporte no correio do final do mundo, pode até mandar uma carta de lá com El Cartero del fin del mundo, uma figura.

No segundo dia fomos fazer um passeio de barco pelo Canal de Beagle, existem vários opções na região do porto, as agências tem quiosques para a venda dos passeios.

Passeio de Barco pelo Canal de Beagle

Caminhada para o Glaciar Martial, total de 6 km ida e volta, bela vista do Canal de Beagle.

Ushuaia - Punta Arenas  - El Calafate

O caminho é o mesmo da vinda até um pouco depois do Estreito de Magalhães quando a estrada se divide para Punta Arenas ou Rio Gallegos, total de 630 km. Dia seguinte seguimos para El Calafate + 490 km, primeiro pela Ruta 9 até a divisa, depois
pela Ruta 40. Visita ao Glaciar Perito Moreno.

Inicio do caminho de volta passando por Trelew  para ver os Pinguins, Puerto Madryn, General Conesa e Buenos Aires para a revisão de 10.000 km  da moto por US$ 310,00 na concessionária BMW Cordasco (+541148074146). Fiquei no Hotel Aeroparque Inn, no mesmo complexo da concessionária, facilitou muito o processo todo. O Uber até o Puerto Madero deu menos de R$ 10,00.
Dia de descanso em Buenos Aires.
Dia seguinte, travessia para Colonia pelo Buquebus ao custo de US$ 120,00 por passageiro + moto. Tem 3 vezes ao dia, as 8, 12 e 18h.
Entrada no Brasil por Rivera até Santa Maria. Dia seguinte uma esticada de 1250 km até em casa.